Hoje o dia começou com uma ida ao 'Albergue' em San José, onde as crianças são atendidas.
Lá encontramos J. e pintamos um pouco com ele. Ele adorou e seu sorriso foi uma boa recompensa para mim!
Logo depois saímos para acompanhar o pessoal do programa de visitas a casas dos pacientes, sobre o qual eu falei no último post.
Nossa primeira visita foi a E., que é uma bebê de 4 meses, filha de um casal muito jovem. Ela nasceu com uma síndrome muito rara que lhe provocou várias má formações. Outros bebês com o mesmo caso normalmente só vivem 2 meses, mas com a ajuda do pessoal do Albergue e com certeza pelo grande esforço e cuidado dos pais, E. já conseguiu sobreviver 2 meses além disto. Ela é um bebê forte e muito bonitinho!
Depois fomos visitar I. um garotinho bonito que tinha acabado de completar 8 anos a duas semanas. Ele espera pacientemente por um transplante duplo de pulmão e coração, mas sua família já foi alertada que este tipo de procedimento é muito raro. Quando nos entramos em seu quarto I. estava sentado na sua cama, assistindo TV. Ele é um garoto muito calmo. Nós demos para ele um cachorro de pelúcia e ele sorriu imediatamente. Eu lhe perguntei se ele gostava de cachorros e ele disse sim, apontando para o lado da cama, onde estava um cachorrinho de pelúcia. Ele imediatamente começou a brincar com os dois cachorros. O Doutor Irolda marcou uma sessão de terapia com animais (cachorros, é claro!) para ele. A consulta acabou com ele alegre e entusiasmado com a sessão que estava por vir.
Todas aquelas crianças são preciosas e fiquei impressionada como eles conseguem, com a ajuda das suas famílias, superar dificuldades que são para a maioria das pessoas até difíceis de imaginar. Eles são realmente impressionantes e se mostram felizes, ainda que no mundo delas!
Amanhã iremos a outra área da Costa Rica, onde estão construindo uma nova sede do centro de cuidado paliativo.
Beijos,
Mariana
No comments:
Post a Comment